Com o início da pandemia do coronavírus causou um impacto profundo nas empresas, com 62,4% afirmando que houve consequências negativas em decorrência do novo cenário, segundo o IBGE. Para recuperação, os gestores precisam de investimentos acertados e relevantes, como a estratégia omnichannel.
O mesmo estudo indicou que 50,7% das organizações sentiram queda nas vendas e 33,5% delas recorreram a novos métodos de entrega de produtos ou serviços, e incorporação de processos online.
Diversas companhias estão investindo em recuperação e aumento das vendas, mas para alcançar esses objetivos é necessário compreender novas estratégias e transformações no comportamento do consumidor pós-pandemia.
O que é a estratégia omnichannel?
A estratégia Omnichannel era uma das principais tendências antes da pandemia e o isolamento social reforçou a necessidade dessa solução.
A comunicação Omnichannel consiste na integração e centralização de todas as práticas de relacionamento com o cliente, garantindo não apenas diversidade nos canais de atendimento, mas fluidez entre eles.
Um atendimento Omnichannel, pode começar no WhatsApp e ser continuado pelo telefone, sem perda das informações prévias, caso a mudança de canal melhore a interação e experiência do cliente.
O objetivo é promover uma experiência fluida entre os diferentes canais disponíveis, centralizando os dados dos clientes para que o atendimento seja mais dinâmico, personalizado e eficiente.
Quais as mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia?
A melhora já começa a revelar quais são as tendências do pós-pandemia, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor.
Verificou-se que a transição para o digital, que foi acelerada e, com a continuidade do distanciamento social, os consumidores tendem a manter alguns hábitos de compra e relacionamento online com as empresas.
As empresas que ainda não investiram no digital devem reconhecer a centralidade de uma estratégia Omnichannel para atender às expectativas dos consumidores.
Outro aspecto foi a responsabilidade social e propósito das companhias, com consumidores mais empáticos às organizações que mostraram comprometimento social e ambiental no período.
Assim, a recuperação dos mercados passa por definir explicitamente os valores da empresa e atuar de forma consistente e engajada com os interesses sociais e coletivos.
Por que investir na estratégia Omnichannel para a retomada dos negócios?
A definição acertada das estratégias pós-pandemia, como o Omnichannel, permite que a empresa retome suas vendas a partir de um novo posicionamento e uma transformação profunda no relacionamento com o cliente.
É possível proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores, garantindo satisfação nas interações com a marca e fidelização em decorrência da praticidade e personalização.
Outro aspecto relevante é que a estratégia vai ao encontro com uma comunicação corporativa centralizada, o que facilita transmitir os valores da marca e engajar seus clientes nas ações e campanhas.
Para adoção da estratégia Omnichannel uma solução inovadora é a plataforma NxTalk.
Trata-se de uma plataforma Omnichannel completa e com diferentes recursos para atender as especificidades da sua companhia, como inteligência artificial, inteligência de dados, diversidade de canais de atendimento, automação e relatórios completos.
Reposicionar-se no mercado pós-pandemia é essencial que a empresa invista em tecnologias acertadas, como a NxTalk, que entrega uma experiência de atendimento de acordo com as novas expectativas dos consumidores.