Com o início da pandemia do coronavírus causou um impacto profundo nas empresas, com 62,4% afirmando que houve consequências negativas em decorrência do novo cenário, segundo o IBGE. Para recuperação, os gestores precisam de investimentos acertados e relevantes, como a estratégia omnichannel

O mesmo estudo indicou que 50,7% das organizações sentiram queda nas vendas e 33,5% delas recorreram a novos métodos de entrega de produtos ou serviços, e incorporação de processos online. 

Diversas companhias estão investindo em recuperação e aumento das vendas, mas para alcançar esses objetivos é necessário compreender novas estratégias e transformações no comportamento do consumidor pós-pandemia.  

O que é a estratégia omnichannel? 

estratégia Omnichannel era uma das principais tendências antes da pandemia e o isolamento social reforçou a necessidade dessa solução. 

A comunicação Omnichannel consiste na integração e centralização de todas as práticas de relacionamento com o cliente, garantindo não apenas diversidade nos canais de atendimento, mas fluidez entre eles. 

Um atendimento Omnichannel, pode começar no WhatsApp e ser continuado pelo telefone, sem perda das informações prévias, caso a mudança de canal melhore a interação e experiência do cliente

O objetivo é promover uma experiência fluida entre os diferentes canais disponíveis, centralizando os dados dos clientes para que o atendimento seja mais dinâmico, personalizado e eficiente

Quais as mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia? 

A melhora já começa a revelar quais são as tendências do pós-pandemia, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor. 

Verificou-se que a transição para o digital, que foi acelerada e, com a continuidade do distanciamento social, os consumidores tendem a manter alguns hábitos de compra e relacionamento online com as empresas. 

As empresas que ainda não investiram no digital devem reconhecer a centralidade de uma estratégia Omnichannel para atender às expectativas dos consumidores. 

Outro aspecto foi a responsabilidade social e propósito das companhias, com consumidores mais empáticos às organizações que mostraram comprometimento social e ambiental no período. 

Assim, a recuperação dos mercados passa por definir explicitamente os valores da empresa e atuar de forma consistente e engajada com os interesses sociais e coletivos. 

Por que investir na estratégia Omnichannel para a retomada dos negócios? 

A definição acertada das estratégias pós-pandemia, como o Omnichannel, permite que a empresa retome suas vendas a partir de um novo posicionamento e uma transformação profunda no relacionamento com o cliente

É possível proporcionar uma experiência diferenciada aos consumidores, garantindo satisfação nas interações com a marca e fidelização em decorrência da praticidade e personalização. 

Outro aspecto relevante é que a estratégia vai ao encontro com uma comunicação corporativa centralizada, o que facilita transmitir os valores da marca e engajar seus clientes nas ações e campanhas. 

Para adoção da estratégia Omnichannel uma solução inovadora é a plataforma NxTalk

Trata-se de uma plataforma Omnichannel completa e com diferentes recursos para atender as especificidades da sua companhia, como inteligência artificial, inteligência de dados, diversidade de canais de atendimento, automação e relatórios completos. 

Reposicionar-se no mercado pós-pandemia é essencial que a empresa invista em tecnologias acertadas, como a NxTalk, que entrega uma experiência de atendimento de acordo com as novas expectativas dos consumidores. 

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