Talvez você já tenha consumido diversos conteúdos sobre atendimento automatizado. E, talvez, também já saiba o que é chatbot e suas vantagens para garantir experiências incríveis aos clientes. 

O que é chatbot? Entenda como funciona 

Resumindo, os chatbots são robôs de conversação que simulam um diálogo humano. Mas você sabe identificar qual é o momento em que o atendimento automatizado é essencial para o seu negócio? 

Fique ligado em alguns sinais. 

Quando automatizar o atendimento? 
 

Fila de atendimento 

Dependendo da quantidade de atendimentos que a sua empresa recebe e do número de funcionários, nem sempre é possível atender rapidamente. 

Os atendimentos que demoram horas para serem resolvidos são prejudiciais para a imagem da sua marca. 

Assim, o atendimento automatizado ainda funciona 24h por dia. Isto é, os clientes não precisam aguardar o horário comercial para conseguir uma resposta. 

Falta de organização 

Sua empresa possuindo vários pontos de contato com o cliente, é preciso abrir cada canal digital em uma guia do navegador. Dessa forma, além da demora para atender a todos, ainda corre o risco de esquecer de responder algumas demandas. 

Sendo ruim para os consumidores que precisam do seu serviço e é igualmente ruim para os atendentes.

 

Insatisfação dos clientes 

Ouvir seus clientes faz com que você entenda os pontos de melhoria do seu atendimento ou da empresa como um todo. Por isso as pesquisas de satisfação são tão importantes e crie ações estratégicas para melhorá-lo. 

A Fila de Atendimento e a Falta de Organização, impactam diretamente na satisfação dos clientes. 

Gastos elevados 

É relativamente natural que as equipes aumentem conforme as demandas surgem. Mas utilizando o atendimento automatizado não há necessidade de contratar tantos funcionários

Afinal os bots podem ser responsáveis por parte dos atendimentos enquanto os operadores se concentram em atividades mais complexas. 

Sentimento de frustração dos atendentes 

Quando os funcionários não conseguem atender a todos, é provável que ele se sinta frustrado.  

É natural que, com essas variáveis, o seu funcionário se sinta desvalorizado. 

Necessidade de relatórios 

Ao automatizar o atendimento, escolha plataformas que geram dados sobre a operação. Assim, além de saber quais são as principais reclamações dos clientes, é possível metrificar outros dados. Por exemplo: tempo médio dos atendimentos. 

Se identificou com alguns dos tópicos acima? Converse com um dos nossos consultores! Assim, você já pode automatizar o atendimento e garantir a satisfação de seus clientes. 

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