Já parou para pensar na importância do atendimento ao cliente para o seu negócio? Atualmente você pode contar com a tecnologia para te ajudar. Conheça mais sobre os chatbots e se destaque. 

Pesquisas mostram como o bom atendimento ao cliente faz a sua recorrência aumentar. Aprimore a sua equipe junto com o bom uso dos chatbots, vai dar um up nas suas vendas. 

Mas, para isso, é preciso adotar boas práticas. Tanto na abordagem, como na implementação dessa tecnologia focada no atendimento. 

Para facilitar, separamos 5 dicas de como utilizar bem os chatbots.  

O que são chatbots? 

É fundamental a busca pela otimização de processos para manter a qualidade do seu atendimento. A rapidez no tempo de resposta, por exemplo, é bem-vista pelos seus clientes. 

E é nesse sentido que os chatbots atuam no segmento empresarial, poupando tempo e conseguindo solucionar todas as suas dúvidas. 

Os chatbots são uma espécie de software, que muitos conhecem como robôs. Uma tecnologia que pode ser utilizada em blogs, sites, aplicativos de mensagens e redes sociais. 

A função principal de um bot é a de operacionalizar um chat. Basicamente, simulando um chat em tempo real, como uma atendente virtual. 

Sabe quando você conversa com a Siri da Apple ou a Cortana da Microsoft? Você está usando um chatbot. 

Todos esses dispositivos têm um objetivo em comum que é dar mais produtividade a algum processo utilizando a sua assistente virtual inteligente. 

Ou seja, esse é um recurso que mescla a Inteligência Artificial (IA) com um processo de automação. 

Mas atenção, você precisa pré-programar o chatbot. Então é muito importante às configurações e à finalidade do seu bot. 

Uso dos chatbots no dia a dia 

Além dos dispositivos que mencionamos, esse recurso também tem outros usos no nosso cotidiano, você pode estabelecer comandos que ajudem na sua rotina pessoal. 

Por exemplo, a definição de lembretes para agenda e alarmes, além da sua assistente virtual também pode tirar algumas das suas dúvidas. 

Com o intuito de ter informações acessíveis, muitas empresas têm aplicado os chatbots. Pois além de dar mais rapidez às respostas da equipe de atendimento, também geram satisfação para os seus clientes. 

Atualmente, grandes empresas e organizações têm implementado essa tecnologia. Um bom exemplo é o setor bancário, que tanto no âmbito público como privado, fez mudanças no atendimento e na comunicação. 

Essas tecnologias demostram o quanto está ganhando mais espaço no mundo corporativo.  

Benefícios 

O crescimento das vendas em serviços de e-commerce em 2020 teve impactos no uso dos bots. Com a ampliação desse comércio on-line, o atendimento e o suporte em empresas passaram a ter mais demandas. 

E para você se adaptar ao nicho de mercado virtual é bom estar antenado às soluções tecnológicas. Sendo assim, algumas tendências e novidades da área de TI vão te ajudar. 

Os chatbots agregam muitas vantagens às empresas, listamos as principais abaixo. 

Agilidade 

Com o chatbot você evitar a evasão dos seus clientes, mas também para gerar mais leads, sendo uma solução para a sua empresa. 
 
Ao deixar seu cliente esperando para ser atendido ou em uma longa fila de espera é bastante estressante, podendo causar um efeito negativo no seu financeiro. 
 
Utilizando o bot, o tempo de primeira resposta se reduz a segundos, antecipando e fazendo o seu canal de comunicação mais estratégico. 

Dica: deixe o seu bot programado para que inicie uma conversa com a pessoa que entra no seu site ou nas suas redes sociais. Assim, você garante a agilidade do atendimento ao cliente e dá uma atenção maior ao seu prospect. 

Satisfação do cliente 

É indispensável ter o seu cliente como prioridade. O seu time de atendimento tem que se preparar para solucionar os problemas e responder às perguntas dos consumidores com qualidade e atenção. 
 
O seu chatbot deve ser programado para ser, além de ágil, eficaz na comunicação com o seu público-alvo. Com velocidade e boas informações, o bot pode deixar o seu cliente bastante satisfeito. 

Retorno sobre o investimento 

Um grande benefício da tecnologia é te ajudar a ser mais estratégico em vários processos. Identificando como uma solução tecnológica pode ser útil ao seu negócio é muito importante. Assim, você saberá o quão relevante ela é e se vale a pena investir. 

Por meio de uma análise detalhada que você confirma se o retorno sobre investimento (ROI) é positivo ou não. Conseguindo assim, determinar um tempo estimado para a tecnologia render bons frutos à sua empresa. 

Se você já identificou que o seu atendimento pode ter um plus com a captação de clientes, pode ser a deixa que faltava para você implementar os chatbots. 

A programação estratégica desse recurso facilita as suas vendas, além de desafogar os seus colaboradores. 

Estratégia de marketing 

Dentre as suas várias funcionalidades e aplicabilidades, os chatbots podem apresentar descontos, ofertas e sugestões ao cliente que faz uma consulta pelo chat. 

Ajuda tirar dúvidas sobre produtos e permite até mesmo que a ação de compra seja executada durante a conversa. 

Você pode programar seu bot para promover uma campanha nova ou as novidades do seu catálogo de produtos. Por exemplo, em datas pontuais como a Black Friday essa é uma atitude essencial. Tanto para o atendimento como o suporte da sua empresa. 

Assim, você incrementa sua estratégia de marketing com uma “simples” conversa programada. 

Atendimento 24 horas 

Outra vantagem importante dos chatbots é a disponibilidade, sabendo que a sua equipe não está sempre on-line. 

Mas os chatbots estão lá para dar o benefício mais apontado pelos consumidores, dar informações importantes 24 horas por dia e 7 dias por semana.  

De acordo com a pesquisa do SurveyMonkey Audience, 64% das pessoas consideram os bots úteis pela disponibilidade o dia todo. 

Na sequência, destacando como pontos importantes: a obtenção de respostas instantâneas (55%), respostas a perguntas simples (55%) e a fácil comunicação (51%). 

Agora você sabe quais os benefícios mais relevantes dessa tecnologia. 

Dicas para utilizar bem os chatbots 

O uso dos chatbots entrou de vez em nosso dia a dia. Mas quando o assunto é o universo corporativo, você precisa seguir uma lógica bem definida para aprimorar a sua estratégia, assim ótimos resultados vão aparecer. 

Veja as dicas que separamos para o seu chatbot ser mais assertivo. 

1 – Ajuste a sua linguagem 

Já pensou em como as marcas que você consome se comunicam com os clientes? Se sim, você pode perceber que cada uma se ajusta ao seu tipo de público. 

E, naturalmente, a linguagem do atendimento nos seus canais digitais deve seguir um mesmo padrão. A definição da sua persona é muito importante e por isso deve ser utilizada. 

E esse “tom” precisa estar alinhado com a forma como o seu chatbot vai ser programado. Essa é uma dica que vai te ajudar a ter clareza nas informações passadas pela sua assistente virtual. 

Assim, realmente você ajuda os seus clientes com um conteúdo pertinente, coletando os dados corretos para o seu time de atendentes físicos. 

2 – Integre os seus chatbots ao CRM 

Integre-os ao seu CRM. Os dados que uma atendente virtual capta durante uma conversa são muito importantes para que a empresa tenha vários indicadores. 

Para ficar mais claro, o CRM é um sistema desenvolvido para melhorar a gestão do relacionamento com os clientes. Podendo aplicar as informações coletadas na comunicação do seu chat para definir estratégias de campanhas de marketing. 

Além disso, os dados dos clientes também são úteis para o seu time comercial fechar novas vendas. E trazer faturamento para empresa é sempre uma meta. 

Por meio dessa integração você vai ter os leads organizados. Assim, os seus colaboradores têm mais possibilidades de vendas depois que esses leads são qualificados. 

Ou seja, eles sabem como atuar de forma estratégica e oferecem um produto ou serviço mais compatível com o perfil do cliente. 

3 – Crie opções para os clientes 

A ideia é ser assertivo. A partir da análise das principais solicitações que chegam ao seu atendimento, você pode deixar seus chatbots 100%. 

Tendo objetivo de ter uma programação bem elaborada para o bot, é interessante criar um menu de opções para o seu cliente. 

Dica: Se antecipe. O bot pode enviar um menu com opções do tipo: fale com os nossos atendentes, verifique a data de entrega do seu produto, confira o status da compra. 

4 – Programe o conteúdo do chatbot com as suas principais solicitações 

O poder de uma informação bem explicada é super importante. Se você já mapeou quais as principais dúvidas e solicitações que os seus clientes levam ao atendimento, deve avaliar se é possível o bot resolver sozinho no chat. 

Caso essa automação não pode solucionar, recolha as informações e mande aos seus colaboradores. 

Dessa forma, o seu serviço de atendimento vai funcionar com sintonia, e o retorno pode ser melhor do que você imagina. 

5 – Chatbots para WhatsApp 

O WhatAspp é hoje uma rede acessível e vários clientes utilizam. Então é importante você se fazer presente nesse aplicativo. 

Dependendo do volume das suas solicitações, é valido você pensar em usar o chatbot nesse canal de comunicação. 

Conclusão 

Os chatbots vieram para ficar e seu crescimento é resultado da era de transformações digitais que estamos vivendo. O futuro promete ainda mais melhorias e desenvolvimento da inteligência artificial. Desta forma, os chats simulados em tempo real serão ainda mais eficazes. Fique atento a essa tendência e se destaque. 

Se quiser falar com um de nossos colaboradores, é só entrar em contato!  

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