O que é uma conta comercial WhatsApp? 

A conta comercial do WhatsApp é uma ótima maneira das empresas se aproximarem de seus consumidores em um canal. 

A melhor opção de uma conta comercial do WhatsApp surgiu com o lançamento do aplicativo WhatsApp Business. Esse tipo de conta comercial, conhecida como regular ou padrão, a empresa tem alguns recursos que não estão presentes na versão convencional do aplicativo (aquela que você utiliza para conversar com familiares, amigos, empresas e etc). 

Os recursos extras presentes no aplicativo WhatsApp Business, está a opção de adicionar informações da empresa, como localização, descrição, site, e-mail e horário de funcionamento.  

O aplicativo supre as necessidades das empresas que não possuem um volume considerável de atendimentos. No entanto, montar uma estratégia de atendimento escalável utilizando o app é inviável. O atendimento via WhatsApp é cada vez mais comum, sendo assim mais cômodo para o consumidor.  

A maior parte das empresas passaram a designar um funcionário exclusivo para atender através do aplicativo no smartphone, e outras até disponibilizaram dois atendentes: um no smartphone e outro no computador utilizando a versão web. 

O que você faria diante deste cenário: 

  1. Se as filas de esperas ficarem muito longas? 
  1. Se seus clientes começarem a desistir do atendimento? 
  1. Se você precisar de mais atendentes para minimizar os problemas? 
  1. Se você precisar saber quem atendeu determinado cliente? 
  1. Se você tiver vários setores que se comunicam com o cliente? 
  1. Se você precisar mensurar ou extrair alguns dados do atendimento via WhatsApp? 
  1. Se você precisar avaliar a qualidade do seu atendimento? 

O Facebook, a empresa proprietária do WhatsApp, lançou uma solução que consegue atender organizações de pequeno, médio e grande porte: o WhatsApp Business Solution

Iremos entender melhor como funciona esta ferramenta e como ela pode te ajudar! 

WhatsApp Business Solution 

O WhatsApp Business Solution é uma solução empresarial que tem como objetivo facilitar a comunicação entre pessoas e organizações através da disponibilização de uma ferramenta de integração entre o canal WhatsApp e plataformas de atendimento ao cliente. 

Esta ferramenta de integração, conhecida como WhatsApp Business API, permite que as empresas atendam seus clientes utilizando vários atendentes em um mesmo número. 

É importante frisar que uma conta do WhatsApp criada através da solicitação de acesso ao WhatsApp Business API também é considerada uma conta comercial padrão. 

Para conversar com o cliente, os atendentes utilizam a plataforma de atendimento que pode fornecer diversas funcionalidades e facilitar bastante o dia a dia das empresas. 

A utilização da API do WhatsApp Business também é a maneira mais fácil de conseguir o tipo de conta mais almejada pelas empresas: a conta comercial oficial

Uma conta comercial oficial possui um selo de autenticação, além disso, o nome da organização fica visível para o usuário mesmo quando ele não possui o número da mesma salvo em sua agenda de contatos. 

Conta comercial oficial 

A verificação de uma conta comercial é feita pela própria equipe do WhatsApp e a mesma não revela quais são os critérios utilizados neste processo. 

A solicitação de verificação é um processo a parte que pode ser feito após a criação da conta comercial padrão. 

Não há problema algum em não ter uma conta comercial oficial. Você pode prestar um ótimo atendimento ao cliente e desfrutar de todos os outros recursos do WhatsApp Business Solution utilizando uma conta comercial padrão solicitada através da Business API. 

Atendimento via WhatsApp 

O atendimento via WhatsApp foi potencializado, principalmente devido a integração com plataformas de atendimento ao cliente que possibilitou, dentre inúmeros benefícios, a automatização do atendimento através WhatsApp Business.  

Integração com sistema de atendimento ao cliente  

Você não precisar se preocupar com a API do WhatsApp. Ela é uma ponte de conexão entre o WhatsApp e o sistema de atendimento, também conhecido como plataforma de atendimento. 

Benefícios da utilização de uma plataforma de atendimento ao cliente: 

Utilizando automações o atendimento via WhatsApp pode ser ainda melhor.  

Atendimento automatizado no WhatsApp 

É comum que o atendimento de uma empresa apresente demandas que são repetitivas. Podemos citar perguntas frequentes sobre produtos e serviços, cadastro, horário de funcionamento, segunda via de boletos e etc. 

Demandas repetitivas podem ser facilmente automatizadas e, assim, contribuir para o descongestionamento do atendimento da sua empresa. 

Para automatizar seus processos, você pode utilizar chatbots.  Chatbots são programas de computador que podem interagir com seus clientes seguindo um fluxo de atendimento definido por sua empresa. 

Além disso você pode personalizar um chatbot para se adequar ao perfil do seu público e transmitir a identidade de sua marca. Com isso, você pode combinar o atendimento automatizado com o atendimento humano. 

 
Atualmente é comum empresas utilizarem chatbots para coletar informações pessoais do cliente, identificar qual é a demanda e direcioná-lo para o atendente ou setor que pode resolver o problema. Utilizando automações no seu atendimento, sua equipe também desfrutará de mais tempo disponível para se dedicar a atendimentos complexos, colaborando para melhorar a satisfação do cliente. 

Além disso ao utilizar automações no WhatsApp, você poderá estar disponível para seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. Desta forma, seus consumidores poderão realizar procedimentos que foram automatizados, mesmo fora do horário comercial, se assim você desejar. Caso contrário, os chatbots podem informar o melhor horário para entrar em contato ou coletar mais informações sobre o cliente. 

Agora que você já conhece alguns benefícios de utilizar uma conta comercial através do WhatsApp Business API, que tal entender como você pode solicitar a sua conta?  

Como conseguir uma conta comercial do WhatsApp? 

Para poder utilizar o WhatsApp Business Solution, basicamente você precisa de uma empresa parceira e um provedor de soluções credenciado. 

Empresa parceira 

É responsável por disponibilizar a plataforma de atendimento ao cliente com todas as ferramentas que sua equipe de atendimento necessita para gerir as solicitações dos clientes e acompanhar métricas e resultados. 

Atenção, pois existem diversas soluções não oficiais no mercado. O único meio legal de conectar o WhatsApp com plataformas de atendimento ou automações, é através do WhatsApp Business API. 

O Facebook penaliza rigorosamente contas que utilizam soluções não oficiais. Assim, é muito comum que o número da empresa seja banido do WhatsApp. 

A empresa parceira também é responsável por coletar as informações da organização que deseja ter acesso ao WhatsApp Business Solution e indicar qual é o melhor provedor de soluções. 

Provedor de soluções 

Os provedores de soluções, são conhecidos também como Solution Partners ou Solution Providers, são empresas especialistas em fornecer infraestrutura para o funcionamento de canais de comunicação, como servidores e redes. Esta estrutura é utilizada para permitir o envio, recebimento e armazenamento de mensagens. 

Estes provedores também são responsáveis por enviar seus dados diretamente para a sede do WhatsApp a fim de solicitar o seu acesso a API. 

Processo de solicitação 

  1. O cliente solicita acesso através de uma empresa parceira que solicitará todas as informações exigidas pelo WhatsApp; 
  1. A empresa parceira analisará o cenário vivenciado pela sua empresa e indicará o provedor de solução que mais se adequa ao perfil do seu negócio. Cada provedor de solução possui suas particularidades, como forma de pagamento e etc; 
  1. Após ser escolhido o provedor de solução ideal para seu negócio, este será responsável por solicitar seu acesso a API diretamente com a equipe do WhatsApp no Estados Unidos. 

Após o WhastApp aprovar a sua conta comercial, é gerado um token (código de identificação) que é utilizado para integrar seu número a plataforma de atendimento ao cliente. 

Conclusão 

Você pôde compreender melhor o que é uma conta comercial do WhatsApp e as vantagens de utilizar esse serviço. 

É válido ressaltar a importância de investir em relacionamento com o cliente para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Para criar um bom relacionamento com o consumidor, o primeiro passo é estar onde ele está. Por isso, o WhatsApp não pode ficar fora da sua estratégia de atendimento. 

A integração entre WhatsApp Business e plataforma de Atendimento Digital era o que faltava para empresas de pequeno, médio e grande porte escalarem o atendimento através deste canal. 

Então, o que está esperando para começar a aproveitar todas as vantagens que uma conta comercial de WhatsApp pode oferecer? 

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