O atendimento automatizado está se transformando em diversos setores da economia. A eficiência dos sistemas automatizados é que o próprio consumidor prefere usá-la em vez de interagir com as marcas por telefone, por exemplo.  

De acordo com um relatório da Grand View Research, 45% dos usuários preferem os sistemas automatizados, sendo o meio ideal para começar a resolver suas demandas de atendimento. 

Vantagens do atendimento automatizado  

Atualmente para melhorar o atendimento online e garantir mais conversões para seu negócio, é preciso acompanhar essa mudança, automatizando o atendimento. 

1. Redução de custos  

Pesquisas indicam que o atendimento automatizado consegue uma redução de até 80% nos custos de atendimento. Métricas relacionadas à satisfação do consumidor, como tempo médio de atendimento, caem bastante, o que detona melhorias no atendimento. 

A redução de custos acontece por conta da eficiência que o atendimento automatizado traz, desta forma, deixando os processos mais rápidos, simples e permitindo que a equipe envolvida possa se dedicar a outras tarefas. 

Segundo  pesquisas, 34% dos executivos afirmaram que o modelo automatizado de atendimento trouxe mais tempo para tarefas criativas e de planejamento. Sendo mais um fator que pode reduzir custos e melhorar a lucratividade de seu negócio. 

2. Respostas imediatas e agilidade no atendimento 

O imediatismo é bastante comum no meio online. O usuário obtém satisfação na simples tarefa de rolar o feed no Instagram ou no Facebook, por exemplo. É fácil, rápido e prazeroso. 

Há possibilidades de interação apenas no atendimento telefônico, tem um sério problema, pois muitos clientes não gostam de esperar até que alguém os atenda. 

Depois de se acostumar em um mundo muito mais ágil, boa parte dos usuários espera respostas quase que instantâneas. Por isso, podem até desistir do atendimento se a resposta demorar. 

Por meio do atendimento automatizado, é possível tornar a resposta imediata e, o melhor de tudo, atender 24 horas por dia, sete dias por semana. 

3. Diminuição da fila no atendimento 

Ao ligar para uma empresa ou prestadora de serviço e ficar esperando para ser atendido enquanto ouve uma musiquinha repetitiva é péssimo. Por isso, muitos clientes desistem quando percebem que precisam ficar na fila esperando atendimento. 

Felizmente, o atendimento automatizado também funciona diminuindo filas, respondendo a vários usuários ao mesmo tempo. Ou seja, nada de filas de espera irritando seus pacientes fazendo que desistam das consultas. 

4. Conversão de clientes 

Segundo uma pesquisa da Accenture, 86%  disseram que trocam de marca quando se sentem insatisfeitos com o atendimento.  

As plataformas de atendimento automatizado podem ser programadas para facilitar a conversão de clientes. Quando alguém faz contato com a clínica no chat das redes sociais para marcar uma consulta, por exemplo, o sistema é capaz de realizar o agendamento. 

Atuam também em outros serviços mais rotineiros e repetitivos. Dessa forma o resultado é mais satisfação, o que também leva a um número maior de conversões, afinal, todos gostam de estar em lugares onde são bem atendidos.  

5. Apoio no atendimento humano 

O atendimento automatizado pode desaparecer com a fila de espera? Sim, isso ocorre porque, além de muito eficiente, os robôs também conseguem resolver chamados de forma automática, ou seja, podem responder perguntas simples e rotineiras, como datas disponíveis para futuras consultas e quanto é cobrado em cada procedimento médico. 

Assim os atendentes humanos conseguem se tornar muito mais eficientes, e a automatização ajuda a fornecer mais dados dos pacientes e ainda direciona somente os problemas mais graves para o atendente. 

Com uma fila de atendimento bem menor, sua equipe passa a se dedicar às questões mais complexas. Também é comum que a automatização seja capaz de direcionar o paciente ao especialista ou atendente adequado para responder sua pergunta. 

Em uma atividade em que nem sempre é possível atender com qualidade por meio de uma conversa telefônica, os chatbots funcionam como um eficiente recurso de atendimento, afinal, seu paciente precisa de contato rápido, econômico e que ajude a solucionar seus problemas. 

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